O quanto ajudamos ao ouvir

Nossa ausência tem nos feito responsáveis por atrocidades que poderiam ser evitadas. Guardamos coisas demais, sentimentos danosos e desnecessários que acabam centrando os nossos olhos…

Nossa ausência tem nos feito responsáveis por atrocidades que poderiam ser evitadas. Guardamos coisas demais, sentimentos danosos e desnecessários que acabam centrando os nossos olhos e atenção apenas para nós mesmos.

Não sei se só eu percebo o quanto as pessoas estão ocupadas ou melhor, distraídas para não sentir tanta dor, ou para não se conectar com aquilo que é mais desafiador para si mesmo. É como se todos os dias procurássemos uma droga para anestesiar a tensão e então nos distanciamos dos outros e também do nosso eu.

Neste ano de 2024 meu coração explodiu para externar algo e criar um movimento. Nasceu o que foi denominado #PROVOCAFÉ. Nesse evento, aberto para no máximo 10 mulheres por vez, tomamos café (é claro) e sentamos no chão, com os pés descalços e compartilhamos histórias de vida. Falamos de desafios, de caos, de dramas, do que o coração mandar, mas o interessante é ver o quanto precisamos parar, falar e ter quem nos escute com atenção para beber da fonte do conhecimento que é uma história vivida.

Bem diz o ditado que o sábio aprende com a experiência dos outros e ali tem muita experiência. Também tem muitas histórias que se repetem em famílias e contextos diferentes, mas sempre tem alguém para dividir um insight precioso, uma superação, uma forma diferente de enxergar a situação.

Minha percepção é: talvez, se parássemos mais para ouvir, e ouvir com atenção e presença plena sabendo que quem ouve aprende demais, teríamos menos pessoas se suicidando achando que o seu problema é insolúvel.

Esse evento não é objetivamente sobre o setembro amarelo, mas vale a reflexão para nos sentirmos responsáveis pelas vidas que tocamos em algum momento da nossa trajetória. Talvez as pessoas estejam precisando falar e não tem quem as ouça.

#Provocafe #SetembroAmarelo #Ouvir #EscutaAtiva #AutoConhecimento #SaudeEmocional

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Posts relacionados

Como posso contribuir mais?

Já me peguei pensando sobre isso muitas vezes e várias delas com a motivação errada. Eu queria...

Carreira estagnada, mulher desmotivada
Ao invés de parar e afiar o meu machado, só fiquei golpeando a madeira e precisava empenhar...
Inteligência Artificial ou Autenticidade Humana? Estamos no jogo!
Ser autêntico vai conduzir pessoas a desenvolvimentos exponenciais. Num mundo onde tudo é parecido e frio, o...

Receba dicas e insights poderosos diretamente na sua caixa de entrada!

Inspiração semanal para transformar vidas

Pular para o conteúdo